sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Eficácia da Acupuntura


Há algumas décadas o mecanismo de ação da Acupuntura era explicado como puramente energético, mas com a chegada da acupuntura no ocidente, muitos pesquisadores direcionaram suas investigações para encontrar respostas com embasamento científico sobre a função da acupuntura no organismo. Este é o caso das pesquisas realizadas recentemente pela Universidade de Rochester, que explicam o mecanismo de ação da acupuntura relacionando-a a Medicina Ocidental. O estudo apareceu em uma reportagem da revista Nature Neuroscience (30/05/2012), onde comprova cientificamente que o estímulo dos pontos de acupuntura leva a produção de substâncias que teriam ação sobre receptores do sistema nervoso (neurotransmissores e neuromediadores).
As agulhas desencadeiam um impulso nervoso, que é levado por meio de nervos para medula e para o cérebro, onde ocorrem reações bioquímicas que combatem os sintomas de algumas doenças. As células cerebrais são ativadas e liberam endorfina, um neurotransmissor responsável pela sensação de relaxamento e bem-estar. Com o tratamento pela acupuntura também há liberação de outro neurotransmissor, a adenosina, com poder antiinflamatório e analgésicoEsta terapêutica tem efeito inclusive no sistema imunológico, auxiliando na produção de substâncias que estimulam as células de defesa do organismo.
A acupuntura é uma forma de tratamento que envolve um conjunto de conhecimentos teórico-empirico da Medicina Tradicional Chinesa. Esta técnica consiste na introdução de agulhas em determinados pontos localizados na superfície da pele; pontos que se conectam com os meridianos buscando o equilíbrio entre os órgãos e as vísceras (Zang Fu) através da circulação de energia “Qi”. 
Existem vários métodos de tratamento por Acupuntura, o quê será utilizado dependerá do diagnóstico energético. Algumas outras técnicas utilizadas para estimular os pontos de cada meridiano em acupuntura, não precisam de agulhas,  são elas: A moxabustão, a laserterapia, a eletroestimulação, ventosaterapia, e em microsistemas como o de aurículoterapia  podem ser usadas agulhas bem pequenas, ou esferas de cristal, de prata, de ouro ou ainda sementes (a de mostarda é a mais utilizada).


    
   
Espero que vocês tenham gostado de conhecer um pouco do meu mundo!!!

Beijinhos
Ana Krieck Cascaes









Nenhum comentário:

Postar um comentário