sábado, 25 de agosto de 2012

Botulismo


Olá!! 


Hoje estou um pouco sem tempo para escrever, mas achei uma reportagem que me chamou bastante atenção, uma vez que, na região onde eu moro, possuímos o habito de comprar alimentos feitos artezanalmente. Eu adoro  ir na freirinha da minha cidade e comprar geléias, pãozinho caseiro, beterraba em conserva... Etc. Mas precisamos ter um cuidado especial, comprando sempre com pessoas de confiança e com boas condições de higiene. Por isso eu vou sempre no mesmo lugar comprar essas coisinhas, e nunca tive problemas de saúde.



O Palmito é um dos principais alimentos que podem ser contaminados pela toxina botulínica. O botulismo é uma doença rara causada por uma bactéria chamada Clostridium botulinum, que produz toxinas potencialmente fatais.

A toxina botulínica contamina principalmente alimentos enlatados ou em vidro, como palmito, ervilha, milho e picles, além de conservas caseiras e pastas. O Dr. Anthony Wong, toxicologista e chefe do Centro de Assistência Toxicológica (Ceatox) do Hospital das Clínicas de São Paulo, explicou:

"As pessoas precisam tomar muito cuidado ao consumir alimentos produzidos de forma artesanal, como mel, geleias, compotas, palmito etc. Isso porque não sabemos em quais condições de higiene eles foram feitos e a toxina botulínica é anaeróbia, ou seja, vive em ambiente com pouco ou sem oxigênio."

A doença pode se manifestar pelos seguintes sintomas: dores de cabeça, vertigem, tontura, sonolência, visão turva ou dupla, diarreia, náuseas, vômitos, dificuldade para respirar, comprometimento de nervos cranianos, prisão de ventre e infecções respiratórias. 

Como se trata de sintomas muito comuns a outras doenças, as pessoas demoram para procurar ajuda médica, e algumas vezes o próprio profissional acaba errando no diagnóstico.

O botulismo é muito sério, e possui um alto índice de morte, por isso  precisamos procurar um médico logo no inicio dos sintomas para antecipar o diagnóstico da doença. O tratamento, basicamente, é a aplicação de soro antibotulínico. Lembrando sempre, que as crianças são as principais vitimas.


Beijosss 
Ana Krieck Cascaes




Fonte: http://noticias.r7.com/saude/saiba-mais-sobre-o-botulismo-e-como-se-prevenir-24082012

Nenhum comentário:

Postar um comentário