terça-feira, 14 de agosto de 2012

A Importância do Auto-Exame



Olá meninas e meninos, depois de uma longa temporada sem escrever no meu blog, decidi voltar com tudo... Hoje vou falar de um tema muito especial. Neste final de semana aqui na minha cidade teve uma campanha em prol das mulheres com câncer de mama, então resolvi aproveitar e entrar no embalo.

As mamas são glândulas responsáveis em produzir leite, que se forma nos lóbulos e é conduzido até os mamilos pelos ductos. Um tumor maligno geralmente se instala nos ductos (raramente nos lóbulos) e isso ocorre quando as células da mama se dividem desordenadamente. Por isso o tumor mais comum é o Carcinoma Ductal.
O Câncer de mama é uma doença que se instala principalmente as mulheres, mas pode acontecer nos homens também. Para cada 100 casos de câncer de mama em mulheres, existe um homem acometido. Os fatores de risco são:

  • ·         Idade Avançada
  • ·         Exposição Prolongada aos Hormônios Femininos
  • ·         Excesso de Peso
  • ·         História Familiar ou Mutação Genética (ser portadora dos genes BRCA1 e BRCA2)


Outros fatores que influenciam são quando as mulheres não têm filhos, ou quando tem após os 35 anos, mulheres que não amamentam, ou fazem uso de reposição hormonal, menstruam antes dos 12 anos ou entram na menopausa mais tarde (depois dos 50).  E ainda há casos em que as mulheres não apresentam nenhum dos fatores de risco e desenvolvem a doença.

O primeiro sinal da doença é a presença de um nódulo, indolor e o endurecimento na mama. Porém existem outros sintomas que devem ser levado em consideração, como deformidades, gânglios axilares aumentados, vermelhidão, edema, dor, e presença de liquido nos mamilos. Por isso a importância do auto-exame, que ajuda na descoberta de doenças da mama incluindo alterações funcionais benignas e até mesmo um câncer de mama. 

Se você tem entre 20 e 40 anos faça o auto-exame mensalmente, e de preferência no 7º dia após o início da menstruação, pois 90% dos tumores são detectados pela própria paciente. Se encontrar alguma alteração ao fazer o auto-exame, não entre em pânico, simplesmente procure um médico, ele irá encaminha-la ao exame mais indicado, no caso a mamografia, que nada mais é do que um raio X das mamas. Normalmente os nódulos das mamas são benignos, mas para tirar qualquer duvida o médico pode solicitar uma biópsia que analisa a característica da célula descartando ou confirmando qualquer hipótese.
Espero que vocês tenham gostado!
Beijosss
Ana Paula K. Cascaes





Nenhum comentário:

Postar um comentário