quinta-feira, 16 de junho de 2011

Por que Sentimos Mais Fome no Inverno?

É pessoal, esse tempinho gelado não está fácil...
A gente até tenta fazer um pouco de exercício físico para se esquentar, mas nada se compara com o nosso cobertor, um bom filme, e é claro, um belo saco de pipocas. Eu tenho que confessar que a minha experiência neste inverno, fez com que eu buscasse mais informações sobre este assunto: É normal sentir mais fome no inverno?


 
Quando a temperatura começa a cair, já sentimos isto no nosso corpo, pois o frio desperta alguns sinais, como o arrepiar os pelos, por exemplo. Embora a temperatura externa do corpo caia (dentro da normalidade), a nossa temperatura interna não deve mudar, ou seja, tanto num calor extremo, como em um frio intenso a temperatura interna se mantém para que os órgãos continuem funcionando, e o responsável por equilibrar o calor e o resfriamento do organismo, é o metabolismo. Para que isto ocorra, o metabolismo depende da energia produzida pelo nosso corpo, através dos alimentos.

No verão o nosso metabolismo age de maneira regulada, uma vez que ingerimos alimentos leves, praticamos mais atividades físicas e o nosso corpo funciona em uma velocidade maior. Porém, no inverno o nosso corpo fica mais lento para processar qualquer atividade, então o metabolismo precisa trabalhar dobrado para fornecer a energia necessária para nos aquecer, isto significa que ele utiliza uma grande quantidade de energia para trabalhar, energia esta proveniente da nossa alimentação. Como as nossas energias são usadas em maior quantidade, é comum sentirmos mais fome. Uma explicação cabível para a preferência a alimentos mais quentes e calóricos está no aquecimento e na sensação de saciedade que dura mais tempo.

Bom, eu adorei esta explicação, mas o inverno brasileiro não é tão rigoroso ao ponto de exigir grandes esforços do nosso metabolismo para manter o equilíbrio térmico. Quando comemos, produzimos calor para a transformação e a digestão dos alimentos, o que nos dá uma sensação de conforto térmico. Mas isso não tem nada a ver com a necessidade de repor energia. A Nutricionista do Departamento de Nutrição da Faculdade de Saúde Pública da USP, Monica Inez Elias Jorge explica que não basta nos aquecermos somente de fora pra dentro. Por mais que nos agasalhemos bem, sentimos necessidade de gerar calor de dentro para fora. E acabamos buscando isto na comida.


Lembram da minha falta de vontade para fazer exercícios? Acreditem!!! Também tem explicação!!!  Outra curiosidade do inverno é o sedentarismo. Basta os termômetros registrarem baixas temperaturas para que muitas pessoas interrompam a ida à academia, até aqueles que tinham o hábito de caminhar diariamente abrem mão da atividade, e acabam dando preferência para as pizzas, as massas, os fondues, o chocolate quente, os vinhos, entre outras comidas altamente calóricas.

Não tem jeito, o importante no inverno é não exagerar, pois como já foi dito anteriormente, o frio aumenta um pouco da nossa fome, mas não tanto como se fala por aí. Portanto, aqueles que adoram comer e usam o inverno como desculpa, infelizmente vão ter que se controlar, não moramos em um país extremamente frio que precise ter uma reserva de camada adiposa para nos proteger....

Beijos



Fontes:

É possível atravessar o inverno sem ganhar peso. Por Jocelem Salgado

Nenhum comentário:

Postar um comentário