quinta-feira, 9 de junho de 2011

Afrodisíacos... Uhmmm!!!


Oi pessoal,
Em homenagem ao dia dos namorados que será neste domingo, eu decidi trazer um assunto que vai apimentar a relação dos casais apaixonados... Alimentos Afrodisíacos.
Afrodisíacos são agentes químicos ou odores que estimulam o desejo sexual ou elevam a potência masculina. A palavra, afrodisíaco vem de Afrodite (Vênus em latim), a filha de Zeus com Dione, conhecida como a Deusa do amor e da beleza. Deusa, esta que possuía um intenso poder sedutor. Desde então as pessoas começaram a considerar bebidas, alimentos, e alguns medicamentos afrodisíacos, e este termo foi associado ao despertar do interesse sexual.
Na realidade, não existe nenhuma comprovação científica a respeito desta teoria. O que se sabe é que alguns alimentos possuem nutrientes que auxiliam no bom desempenho sexual, e que devido ao seu aroma, podem despertar o poder da imaginação. Da mesma forma existem objetos de vestuário, e flores que estimulam o apetite sexual e que prolongam a excitação.
Lembrando que o desejo refere-se ao despertar do interesse sexual; a excitação refere-se às respostas do corpo a este estímulo, com ereção peniana nos homens e lubrificação vaginal nas mulheres; e o orgasmo é a última fase, é o pico de satisfação sexual.
Com comprovação científica ou sem, não temos nada a perder, e nesse dia dos namorados vale tudo para curtir muito bem o seu amado, ou sua amada. Então, vão aí algumas dicas de alimentos afrodisíacos:
·         Frutos do mar: principalmente as ostras, que são ricas em zinco e minerais que contribui para a formação de testosterona, hormônio masculino.
·         Atum: rico em zinco, selénio, vitaminas B12 e B3, proteínas, ácidos gordos essenciais e Omega 3 que aumentam a produção de esperma e fortalece a libido.
·         Chocolate: possui propriedades estimulantes, liberando endorfina, que propicia uma sensação de bem estar.
·         Pimenta, pimentões, curry e outros alimentos picantes: foram vistos como afrodisíacos porque seus efeitos fisiológicos como freqüência cardíaca elevada e sudorese, são similares às reações físicas experimentadas durante o sexo.
·         Banana: é rica em magnésio, um mineral necessário para a produção de energia e excelente para um bom desempenho sexual. Possui ainda um alcalóide, o triptofano, que atua sobre o equilíbrio dos neurotransmissores do cérebro, para melhorar o humor e aumentar a autoconfiança.
·         Amoras silvestres e framboesas: são duas das mais ricas fontes de vitamina C, e possuem uma grande quantidade de vitamina E, necessária para o aumento do impulso sexual.
·         Amêndoa: fonte de magnésio e ácidos gordos essenciais que regulam as prostaglandinas, necessárias para a produção dos hormônios sexuais. Possui também cálcio, zinco, ácido fólico e vitaminas B2, B3 e E, substâncias importantes na prevenção da infertilidade e no fortalecimento da libido.

Tudo isso pode funcionar, porém o mais importante para que um prato se torne afrodisíaco é que tenha uma boa aparência, um aroma fascinante e sabor agradável, estimulando os cinco sentidos para que a sua imaginação vá longe.

Fontes:
Alimentos Afrodisíacos/ 2008. Roberta Silva.
AFRODISÍACOS. Dra. LucianaParisotto.




Nenhum comentário:

Postar um comentário