segunda-feira, 30 de maio de 2011

"Sorrir", Um Santo Remédio

Oi Gente, 
Depois de um final de semana tão lindo, lotado de emoções em volta da comemoração da minha boda de papel, cheguei a conclusão de qual seria o tema de hoje. E acho que todos irão gostar.



 Porque sorrir faz bem para a saúde?

Está comprovado que bom humor e o otimismo vacinam nosso corpo contra todo tipo de doença. Cada vez mais é utilizada a participação de companhias de teatro como recurso de humanização no tratamento de doentes, pois através do humor os atores conseguem levantar o astral destas pessoas, e isso influência na melhora do funcionamento do corpo e diminuem visivelmente as dores.

Quem sorri estimula o cérebro a liberar endorfina e serotonina, estas são substâncias responsáveis pela sensação de prazer e felicidade, além de ativarem o Sistema Imunológico.  Uma pesquisa divulgada em 2006 pela Escola de Medicina da Universidade Loma Linda, na Califórnia (EUA), comprova que o riso colabora para aumentar a produção e a atividade no organismo das células NK (do inglês, natural killers), responsáveis por destruir vírus e até tumores presentes no organismo.

Quando sentimos raiva, o nosso corpo responde liberando dois hormônios que enfraquecem o sistema imunológico: estradiol e adrenalina. Portanto, quem sente raiva está sujeito ao surgimento de doenças ou ao atraso na recuperação de doenças já existentes. É claro que não conseguimos sorrir o tempo todo, às vezes a raiva fala mais alto. Mas, eu gostaria que vocês entendessem ao ler esta publicação, que se irritar no trânsito, por exemplo, além de não ajudar em nada, ainda é capaz de piorar a situação (o carro não vai sair da frente só porque você esta bravo). O sorriso proporciona o bem-estar, mas ele pode ainda trazer vantagens para os sistemas cardiovascular, respiratório e imunológico.
·         O Sistema circulatório é ativado com o sorriso, aumentando a freqüência cardíaca e a pressão arterial e provoca a vasodilatação das artérias. Esse conjunto de reações proporciona maior fluxo de sangue para todo o organismo.
·         Durante a risada os pulmões passam por uma hiperventilação, o que eleva a concentração de oxigênio na circulação sanguínea e resulta em melhor distribuição de oxigênio aos tecidos.
·         No Sistema Imunológico, além de colaborar para a produção das células NK, as boas gargalhadas aumentam a quantidade de saliva, que também é benéfica para a imunidade.

O sorriso combate a depressão e o estresse, diminui a pressão arterial, melhora a digestão, desintoxica o organismo, espanta a dor e até deixa a pele mais bonita. Sorrir é um remédio sem efeitos colaterais; não precisa de prescrição e é de graça. Portanto, você que vive irritadinho, pare de fazer cara feia, e solte uma boa gargalhada, afinal ninguém quer adoecer e muito menos ficar com rugas... Sorria bastante que com certeza a sua convivência social e familiar será favorecida, todos gostam de uma companhia agradável e bem humorada.


Beijos,
Saúde,
Felicidades ....
Ana Paula K. Cascaes


Fonte:
http://www.einstein.br/espaco-saude/bem-estar-e-qualidade-de-vida/Paginas/sorrir-faz-bem-a-saude.aspx.  Nov/ 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário