quinta-feira, 26 de maio de 2011

Menopausa Precoce

Hoje vou falar sobre um assunto que assusta muitas mulheres. Normalmente, a menopausa ocorre em mulheres que têm entre  45 e  55 anos. No entanto, algumas são consideradas precoces, pois passam por esta transição mais cedo do que se espera, podendo acontecer antes mesmo dos 40 anos. A menopausa precoce é mais comum do que se imagina, por isso vou explicar alguns fatores que levam a este problema.


Como sempre digo, ser mulher não é fácil, nosso corpo passa por diversas modificações durante toda a nossa vida. E quando chega a menopausa ocorrem diminuições hormonais que afeta a vida reprodutiva, altera a resposta sexual e isso é natural no corpo feminino. A menopausa ocorre por causa da degeneração dos ovários envelhecidos; Durante o ciclo menstrual o número de folículos primários diminui, causando uma diminuição na produção de óvulos, estrógenos e progesterona pelos ovários. Alguns especialistas acreditam que a antecipação da menopausa, pode se da por uma redução na produção do estrogênio, hormônio que é responsável pela reprodução.

Fatores que levam a antecipação da menopausa: Defeito cromossomático, herança genética, doenças auto-imunes (artrite reumatóide, lúpus, colite ulcerosa...), remoção cirúrgica dos ovários, tratamentos com quimioterapia ou radioterapia na região pélvica, endometriose, entre outros. Também foi comprovado por estudos que, o cigarro acelera a destruição dos óvulos.

Os sintomas da menopausa precoce é igual aos sentidos na menopausa comum, ou seja, as mulheres experimentam períodos de calor, insônia, náuseas, dores de cabeça, dores musculares, ressecamento da pele, irritabilidade emocional e diminuição da lubrificação vaginal além da falta de libido. A mulher que percebe logo este problema deve buscar orientação médica para exames periódicos, pois a menopausa pode significar um aumento do risco de problemas cardíacos ou de osteoporose, pois o  estrógeno ajuda a manter os ossos fortes.

O tratamento é o mesmo utilizado para a menopausa que ocorre na idade “normal”, a terapia de reposição hormonal (TRH), com uso de estrógenos, ou de estrógeno combinado com progesterona. Portanto meninas, não se preocupem, o negócio é procurar um médico, ao sentir os primeiros sintomas, fazer exercícios físicos regularmente e se alimentar bem, afinal, a alimentação pode ser considerada uma grande aliada para este propósito. A soja ajuda em alguns sintomas, por possuir isoflavonas que tem estrutura química semelhante a dos estrogênios, além disso, têm nutrientes e substâncias que promovem maior proteção celular. O iogurte natural também é indicado, pois possui cálcio, e como todos sabem, ele tem grande influência sobre o fortalecimento dos ossos.

Por hoje é só!!!
Beijos


Fontes:
·          Menopausa precoce, por Andrea/ 2010. http://saudedamulher.info/saude/menopausa-precoce/
·          E quando a menopausa é precoce ?/ http://www.womenshealth.gov/.
·          Fundamentos de Anatomia e Fisiologia, 4º Ed. / Gerard J. Tortora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário