terça-feira, 23 de agosto de 2011

Perigo! TPM!


É meninas.... Eu tentei evitar este assunto, mas como tenho escutado muitas reclamações sobre a TPM (tensão pré-menstrual) resolvi tentar explicar um pouco do que acontece no universo feminino durante esta época do mês. Como já falei em alguma das minhas publicações, ser mulher não é fácil! Se os homens acham que a TPM é só uma desculpa para as mulheres despejarem tudo o que elas pensam em cima deles, e saírem ilesas, porque afinal de contas elas estão na TPM, não é bem assim.
A TPM é o conjunto de sintomas físicos e comportamentais que ocorrem na segunda metade do ciclo menstrual, estes sintomas são tão severos que acabam interferindo significativamente na vida da mulher, afetando-a na esfera biológica, psicológica e social. E a culpa? É basicamente dos hormônios.
A concentração dos hormônios sexuais nas mulheres varia no decorrer do ciclo menstrual, ou seja, assim que termina a menstruação, inicia a produção de estrógeno que atinge o seu pico no 14º dia do ciclo (o nosso conhecido dia fértil). Quando o estrógeno começa a cair, aumenta a produção de progesterona, e o nível destes hormônios cai consideravelmente durante a menstruação chegando a quase zero.
Portanto em cada dia do mês a mulher possui uma concentração diferente de hormônios sexuais, a concentração de hoje é diferente da de ontem e certamente será diferente amanhã. Estas mudanças hormonais diárias causam um impacto no humor feminino, que acaba oscilando de um dia para o outro. Isto explica a expressão que os homens adoram falar “As mulheres são de Lua” ou então “Não consigo entender as mulheres" e eles nunca vão entender mesmo, pois cada dia estamos de um jeito diferente.

Mas no caso da TPM, propriamente dita, isto é, no período pré-menstrual, ocorre uma queda no nível de serotonina. A serotonina é uma substância produzida pelas células nervosas e atua diretamente sobre o humor das pessoas. O nível de serotonina oscila de acordo com o período do ciclo menstrual da mulher. Quando o nível desta substância esta alto no organismo, a pessoa se sente feliz e bem-humorada.
Sintomas mais Comuns:
Desconforto abdominal, retenção de líquidos, cefaléia, irritabilidade, tensão, humor deprimido, raiva, choro fácil, calorões, tonturas, esquecimento e dificuldade de concentração.

É muita coisa para uma mulher só! Além de termos que lidar com todas estas mudanças hormonais diárias dentro do nosso corpo,  ainda precisamos nos policiar na TPM quanto ao nosso comportamento, porque ninguém quer ser chata o tempo todo, ou chorona...

Gente, é claro que não são todas as mulheres que sofrem de TPM. Em alguns casos a TPM só se manifesta em determinadas épocas da vida, enquanto em outros as mulheres são mais sensíveis. 
Espero que vocês tenham gostado!
Beijos Ana

Fontes:
http://drauziovarella.com.br/saude-da-mulher/tensao-pre-menstrual-2/

Nenhum comentário:

Postar um comentário