terça-feira, 2 de agosto de 2011

Música - Corpo e Mente

Oi Gente,
Neste domingo tive um dia muito gostoso, curtindo o meu maridinho e ouvindo muitas músicas românticas (adoro) e então resolvi estudar os efeitos da música no nosso corpo e na nossa mente.
Você gosta de ouvir músicas? Você já conseguiu relaxar ouvindo uma bela canção depois de um dia super estressante? Você já se lembrou de alguém especial ao escutar uma música? Se as suas respostas foram: Sim. Significa que você já sentiu o poder que a música exerce sobre a sua vida.
Para entendermos melhor os efeitos da música, precisamos começar falando dos processos básicos que ocorrem no ouvido humano ao escutar o som da música. As ondas sonoras que alcançam a orelha penetram no meato acústico externo, atingem a membrana do tímpano e são transformadas em impulsos químicos e nervosos. As terminações nervosas que partem do ouvido são primeiramente analisadas de forma básica na cóclea e enviadas diretamente para o tronco cerebral, onde são classificadas, processadas e os estímulos criados a partir daí, são distribuidos para diversos centros cerebrais, inclusive o centro responsável por fazer a interpretação dos sons.
  
          
 
Os nervos do ouvido são distribuídos mais amplamente e tem conexões mais extensas do que qualquer outro nervo do corpo, por isso dificilmente alguma função no corpo não é afetada pelas pulsações e combinações harmônicas de tons musicais. Estudos mostram que o impacto da música no sistema nervoso e as mudanças emocionais afetam processos como a frequência cardíaca, a respiração, a pressão sanguínea, a digestão, o equilibrio hormonal, o humor e as atitudes.  Através destas mudanças alguns cientistas perceberam que ao ouvir música liberamos uma substância chamada dopamina. Este é um neurotransmissor importante no cérebro uma vez que desempenha um papel crucial no estabelecimento e manutenção do comportamento, além de dispertar a sensação de prazer e bem estar.

A música faz bem a saúde, é o que mostra a musicoterapia, uma ciência desenvolvida para pasquisar a relação do ser humano com os sons e assim, aplicar métodos terapêuticos que restabeleçam o equilíbrio fisico, psicológico e sócial dos indivíduos.
Curiosidades:
·         Muitas gestantes utilizam através da orientação médica, a música como meio de reduzir a ansiedade durante a gravidez e criar um meio de comunicação com o bebê. O que ajuda inclusive, a acalmá-lo após o nascimento.

·         Várias empresas na Europa utilizam a música durante o trabalho como forma de inspirar e ajudar no aumento da produção de seus funcionários.


                           

Apesar de a música apresentar benefícios a saúde e ter uma enorme influência sobre os aspectos físicos, mentais, e emocionais no nosso corpo. Não devemos generalizar o efeito da música no organismo, até porque cada corpo reage de uma forma diferete. Existem alguns gêneros musicais que não me agradam muito, e assim acontece com todo mundo, sempre vai existir um gênero musical que não agrade alguém, portanto nem todas as músicas vão dar  a tão esperada sensação de bem estar.


Fontes:
Ouvir música libera hormônio associado a prazer proporcionado por drogas e sexo (16.01.2011)
Os Efeitos da Música Sobre a Mente e o Corpo (A influência e os efeitos da música sobre o corpo humano). Por: Levi de Paula Tavares

Nenhum comentário:

Postar um comentário