quinta-feira, 19 de maio de 2011

A Química do Amor.

Oi pessoal, este é um mês muito importante para mim. Faço bodas de papel no dia 28, e para quem não sabe, bodas de papel é a comemoração de um ano de casamento. Quando a gente conhece uma pessoa especial, que nos enche de alegria e transforma cada momento em muito mais do que um simples momento, significa que estamos apaixonados. Depois de um tempo de namoro, a paixão se transforma em amor. E com três anos e meio de relacionamento e um ano de casada, posso dizer com convicção, que eu me sinto cada fez mais feliz por acordar todos os dias ao lado do meu amor.


Bom, como estou aqui para falar de ciência, hoje vou abordar um tema muito legal, que homenageia todas aquelas mulheres que sonham com um grande amor, ou que já estão casadas com seus amores: “A Química do Amor”.


Os Românticos dizem que estar apaixonado é um capricho do coração, mas na verdade o segredo da paixão esta no fundo do nosso nariz.  Os nervos olfativos detectam e analisam as características de uma substância química liberada junto com o suor das pessoas que nos cercam: os Ferormônios. Também conhecidos por Cheiro do Amor.
Os Ferormônios carregam informações detalhadas sobre a nossa genética e a nossa saúde. Sem nos dar conta, na hora da paquera o cérebro analisa estas informações, para nos auxiliar na escolha da pessoa com os melhores genes. Genes que aumentam as chances de sobrevivência dos filhos que estarão por vir.
Quando avistamos a pessoa querida liberamos adrenalina na circulação, portanto, atrás de um olhar apaixonado, sempre haverá uma descarga de adrenalina. Na medida em que o namoro avança, entra em cena a dopamina. Este é um neurotransmissor que libera a sensação de bem estar (felicidade). A dopamina é tão eficaz quanto a cocaína, e ela pode nos trazer dependência, por isso nos gostamos tanto de ficar perto da pessoa amada.

Quando encontramos a pessoa certa, e sentimos este turbilhão de emoções causadas pela química que possuímos dentro do nosso organismo, decidimos casar. E por incrível que pareça durante toda a vida de casado vamos depender da ação dos hormônios. Ou seja, o relacionamento íntimo e duradouro só existirá quando houver química favorável.

Atenção:
O sexo não é apenas uma fonte de prazer, ou um meio para ter filhos. O sexo causa o encantamento e reforça os laços afetivos entre os amantes através da liberação de Ocitocina, pela Hipófise que ocorre no momento do orgasmo.  Quanto mais sexo, mais Ocitocina, e conseqüentemente mais ligados a outra pessoa nos sentidos.
Fonte: Reportagem do Dr. Drauzio Varela.


Não importa a idade o segredo da felicidade é amar muito, e  para ter um casamento inspirador precisamos de muita Dopamina e muita Ocitocina.
Beijos
Ana K. Cascaes

Um comentário:

  1. Além de todas as qualidades que minha esposa tem (e não são poucas), tenho a feliz surpresa de descobrir que escreve muito bem, com senso de humor e muita inteligencia. Minha linda, te amo muito, e sou muito orgulhoso de ti!
    Beijos...

    ResponderExcluir