sexta-feira, 20 de maio de 2011

Os Segredos do Café

Oi gente,  
Hoje eu vou falar de um assunto que tem me intrigado bastante. Afinal, o café faz bem ou mal a saúde? Atualmente nos noticiários de saúde, tenho notado a freqüência de informações sobre o café, e percebi que de um mês para o outro o café passa de bebida causadora de doenças, para agente preventivo de doenças.
Primeiramente gostaria de explicar que apesar de a cafeína ser o composto mais citado, o café possui outros nutrientes importantes para a saúde, porém em pequenas quantidades como o potássio, zinco, ferro, magnésio e vários outros minerais. Também possui aminoácidos, proteínas, lipídeos, açúcares, polissacarídeos e antioxidantes.
Estudos recentes têm diminuído os efeitos nocivos da cafeína. As pesquisas sugerem que o café, consumido em doses moderadas (de 2 à 4 xícaras por dia), pode representar benefícios, combatendo diversas doenças, por exemplo: o mal de Parkinson, a doença de Alzheimer, asma, diabetes tipo 2, pedra nos rins, dores de cabeça, doenças coronarianas e reduz o colesterol. Devido aos seus compostos antioxidantes, combate também os radicais livres, e auxilia na prevenção de alguns tipos de câncer como o de cólon e reto.

Consumir o café de forma moderada, não acarreta riscos para a saúde, mas o consumo exagerado pode trazer malefícios como a azia, diminuição da absorção do ferro de origem vegetal e pode elevar a pressão. A cafeína é um estimulante e por isso pode interferir no sono, causando insônia.
A cafeína é absorvida rapidamente, e chega ao cérebro por volta de 20 minutos após a ingestão, onde age aumentando a influência do neurotransmissor Dopamina. Na minha outra publicação eu expliquei que a Dopamina trás uma sensação de bem estar e causa dependência, vocês lembram? A descontinuidade da ingestão de café por pessoas que têm o hábito de tomar doses exageradas desta bebida pode levar a sintomas de abstinência como dor de cabeça, fadiga, irritabilidade, dificuldade de concentração e rigidez muscular.
É claro que existem pessoas mais sensíveis aos efeitos da cafeína, portanto, elas devem realmente evitar o consumo desta substância, este é o caso dos indivíduos que já possuem algum problema gástrico, pois a cafeína causa uma irritação na mucosa esofágica, podendo piorar a situação. Pessoas com anemia ou hipertensão devem ter cuidado ao ingerir o café.
Curiosidade:
Uma nova pesquisa publicada em Maio/2011 na Universidade de Harvard, prova que os homens que consomem seis ou mais xícaras de café diariamente, têm uma redução 60% na hipótese de vir a desenvolver um câncer de próstata, graças a influência que ele exerce sobre alguns hormonios sexuais e no metabolismo da glicose e insulina.

Bom, agora que já sabemos quase tudo sobre o café. Só nos resta escolher quantos, e qual o tipo de café que gostamos mais. Eu adoro capuccino!!!

Beijos
Ana K. Cascaes


Fontes:
·        www.revistasaude.com.br/ 2010
·       Nutricionista Claudia Lilian em seu blog blog: (http://claudianutricionista.blogspot.com/2010/03/cafe-beneficios-ou-maleficios.html /2010.)
·       BENEFÍCIOS DO CAFÉ NA SAÚDE: MITO OU REALIDADE?/ Rita C. Alves*, Susana Casal e Beatriz Oliveira/ Serviço de Bromatologia, Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto, Rua Aníbal Cunha 164, 4030-099 Porto, Portugal (http://www.scielo.br/pdf/qn/v32n8/v32n8a31.pdf)

Nenhum comentário:

Postar um comentário