sábado, 28 de janeiro de 2012

Porque Existem Pessoas com Alergias a Brincos?

Olá pessoal,
Hoje vou tentar explicar de forma simples, o que acontece no nosso organismo quando iniciamos um processo inflamatório nos lóbulos das orelhas, isto pode ser alergia causada pelas queridinhas das mulheres, “as bijouterias”. Acho bem interessante este assunto, pois muitas mulheres sabem que possuem este tipo de reação alérgica (dermatite de contato), mas a maior parte delas não sabem o porquê.
Em primeiro lugar vamos definir o que é alergia também conhecida como hipersensibilidade. A alergia é uma resposta exagerada do sistema imunológico a um determinado alérgeno (causador da sensibilidade). No caso da bijouteria é um metal chamado níquel (usado para dar brilho às belas peças de biju). As bijouterias possuem em sua composição metal e níquel, às vezes possuem banho de ouro, ou prata, mas de qualquer forma, estes metais estão sujeitos à oxidação e com isso há uma exposição do níquel dentro da pele.

O contato com o níquel altera a conformação da pele, formando antígenos (molécula capaz de iniciar uma resposta imune) estes são capturados e transportados pelas células dendríticas para drenagem nos linfonodos que ativam os linfócitos T resultando em inflamação. O problema é que depois deste contato a pessoa que é alérgica cria uma memória imunológica que é armazenada nos linfócitos (um tipo de glóbulos brancos), este por sua vez, possui a capacidade de se “lembrar” daquele metal, produzindo anticorpos, por isso toda vez que o níquel entrar em contato com a pele haverá inflamação e depois uma infecção.
Gente as bijouterias podem ser substituídas por outros produtos como acrílico, prata e ouro, não vale a pena ficar sofrendo com dores na orelha causada por infecção muito menos com as ínguas que acabam se formando. 
Atenção!
O níquel tem a capacidade de penetrar através do ouro e da prata, por isso alguém que possui alergia pode desenvolvê-la mesmo usando brincos que sejam folhados a ouro ou prata. Só não terá problema usar brincos totalmente de ouro, prata ou acrílico. Por isso, cuidado!
Espero que tenham gostado... Beijos Ana Paula K. Cascaes

Nenhum comentário:

Postar um comentário