Olá Garotas,
Hoje quero explicar de uma forma divertida a “comproterapia” e isso pode
mudar a vida de todas as mulheres que acessarem o meu blog. Mas antes, gostaria
de falar sobre os “Ps” das mulheres na hora da compra, achei muito legal o
jeito como a autora escreve sobre este assunto.
De acordo com Stella Kochen Susskind, existem quatro etapas
para que a compra se realize: a Paquera, a Pesquisa, a Pechincha e o Prazer. A
paquera é aquele espaço no qual a sedução que o produto exerce sobre a mulher
envolve elementos com a apresentação da loja, abordagem de venda e a adrenalina
da novidade. Na pesquisa, a mulher se certifica do custo-benefício do produto e
questiona se a paquera tem potencial para se tornar “algo mais”. A pechincha é
o momento em que a mulher coloca em questão o valor de uma relação embrionária,
e de fidelidade… O prazer é a conclusão de um ritual sedutor que envolve
emoções complexas e extremamente femininas. Embora digam que a mulher age
emocionalmente ao comprar algo, quando os “Ps” estão presentes, há muito do
racional em cada uma das etapas.
Continuando...
Todos sabem que a mulher passa por momentos diferentes ao longo do seu
ciclo reprodutivo, onde ocorre a secreção alternada dos Hormônios
Folículo-estimulante (FSH) e Hormônios Luteinizante (LH) através da
Adeno-hipófise; e dos Estrógenos e Progesterona pelos Ovários. Qual a pessoa
que consegue conviver conosco, quando estamos naqueles dias sensíveis? Isso
mesmo, aqueles dias em que só o fato de assistir uma propaganda bonitinha, já
nos esvaímos em choro. Pois é, ser mulher não é fácil, enfrentamos muitas
emoções, um dia sentimos raiva, no outro achamos tudo lindo e assim passam os
nossos dias. Mas o que não imaginávamos, é que os hormônios também modificam o
nosso comportamento durante as compras.
Uma equipe de pesquisadores, composta por psicólogos, biólogos e
profissionais de marketing resolveram estudar esta relação entre o ciclo
menstrual e as compras. Mais especificamente entre as fases Pré-ovulatória e
Pós-ovulatória, envolvendo também os tipos de produtos escolhidos para comprar.
Descobriram inicialmente, que quando estamos no período fértil compramos mais,
e aí vêm a segunda descoberta, preferencialmente produtos relacionados à beleza.
Ah! Quando digo produtos de beleza, não quero dizer maquiagem ou shampoo, estou
falando de coisas muito mais sensuais, “sexys”, nós mulheres queremos bolsas,
sapatos, roupas e acessórios. Perto da ovulação nós alcançamos um pico de
estrogênio e LH, neste período ficamos mais sociáveis e nos mostramos mais
atraentes em situações sociais, ou seja, desejamos ficar mais sensuais, e assim
atrair os machos, ou encantar os nossos machos.
Meninas, é a nossa natureza, não temos culpa! Além disso,
comprar traz contentamento e bem-estar, aumentando assim o nível de Serotonina
no nosso corpo, este é um neurotransmissor importante no equilíbrio do humor.
Uma outra forma de adquirir a Serotonina é através da atividade física, mas
este já faz parte de outro assunto...
Espero que vocês tenham gostado!
Beijos
Ana K. Cascaes
Fonte:
Fundamentos de Anatomia e Fisiologia/ Gerard J. Tortora. 4º edição.
Mulher &
Compras: O segredo dos quatro “Ps” do consumo feminino/ Stella
Kochen Susskind preside a Shopper Experience, empresa de pesquisa especializada
em hábitos de consumo. Publicado no ano de 2010.
Hormônios e o
consumo/ Renata Livramento - 07/01/2011
Doutoranda em Administração e Marketing, psicoterapeuta, professora universitária e presta serviços nas áreas de Marketing e comportamento do consumidor.
Doutoranda em Administração e Marketing, psicoterapeuta, professora universitária e presta serviços nas áreas de Marketing e comportamento do consumidor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário