quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Relacionamento das Mulheres com as Compras


Olá Garotas, 

Hoje quero explicar de uma forma divertida a “comproterapia” e isso pode mudar a vida de todas as mulheres que acessarem o meu blog. Mas antes, gostaria de falar sobre os “Ps” das mulheres na hora da compra, achei muito legal o jeito como a autora escreve sobre este assunto.
De acordo com Stella Kochen Susskind, existem quatro etapas para que a compra se realize: a Paquera, a Pesquisa, a Pechincha e o Prazer. A paquera é aquele espaço no qual a sedução que o produto exerce sobre a mulher envolve elementos com a apresentação da loja, abordagem de venda e a adrenalina da novidade. Na pesquisa, a mulher se certifica do custo-benefício do produto e questiona se a paquera tem potencial para se tornar “algo mais”. A pechincha é o momento em que a mulher coloca em questão o valor de uma relação embrionária, e de fidelidade… O prazer é a conclusão de um ritual sedutor que envolve emoções complexas e extremamente femininas. Embora digam que a mulher age emocionalmente ao comprar algo, quando os “Ps” estão presentes, há muito do racional em cada uma das etapas.

Continuando...
Todos sabem que a mulher passa por momentos diferentes ao longo do seu ciclo reprodutivo, onde ocorre a secreção alternada dos Hormônios Folículo-estimulante (FSH) e Hormônios Luteinizante (LH) através da Adeno-hipófise; e dos Estrógenos e Progesterona pelos Ovários. Qual a pessoa que consegue conviver conosco, quando estamos naqueles dias sensíveis? Isso mesmo, aqueles dias em que só o fato de assistir uma propaganda bonitinha, já nos esvaímos em choro. Pois é, ser mulher não é fácil, enfrentamos muitas emoções, um dia sentimos raiva, no outro achamos tudo lindo e assim passam os nossos dias. Mas o que não imaginávamos, é que os hormônios também modificam o nosso comportamento durante as compras.
Uma equipe de pesquisadores, composta por psicólogos, biólogos e profissionais de marketing resolveram estudar esta relação entre o ciclo menstrual e as compras. Mais especificamente entre as fases Pré-ovulatória e Pós-ovulatória, envolvendo também os tipos de produtos escolhidos para comprar. Descobriram inicialmente, que quando estamos no período fértil compramos mais, e aí vêm a segunda descoberta, preferencialmente produtos relacionados à beleza. Ah! Quando digo produtos de beleza, não quero dizer maquiagem ou shampoo, estou falando de coisas muito mais sensuais, “sexys”, nós mulheres queremos bolsas, sapatos, roupas e acessórios. Perto da ovulação nós alcançamos um pico de estrogênio e LH, neste período ficamos mais sociáveis e nos mostramos mais atraentes em situações sociais, ou seja, desejamos ficar mais sensuais, e assim atrair os machos, ou encantar os nossos machos.
Meninas, é a nossa natureza, não temos culpa! Além disso, comprar traz contentamento e bem-estar, aumentando assim o nível de Serotonina no nosso corpo, este é um neurotransmissor importante no equilíbrio do humor. Uma outra forma de adquirir a Serotonina é através da atividade física, mas este já faz parte de outro assunto...
Espero que vocês tenham gostado!

Beijos

Ana K. Cascaes

Fonte:
Fundamentos de Anatomia e Fisiologia/ Gerard J. Tortora. 4º edição.
Mulher & Compras: O segredo dos quatro “Ps” do consumo feminino/ Stella Kochen Susskind preside a Shopper Experience, empresa de pesquisa especializada em hábitos de consumo. Publicado no ano de 2010.
Hormônios e o consumo/ Renata Livramento - 07/01/2011
Doutoranda em Administração e Marketing, psicoterapeuta, professora universitária e presta serviços nas áreas de Marketing e comportamento do consumidor.



Nenhum comentário:

Postar um comentário