Olá!!
Hoje estou um pouco sem tempo para escrever, mas achei uma reportagem que me chamou bastante atenção, uma vez que, na região onde eu moro, possuímos o habito de comprar alimentos feitos artezanalmente. Eu adoro ir na freirinha da minha cidade e comprar geléias, pãozinho caseiro, beterraba em conserva... Etc. Mas precisamos ter um cuidado especial, comprando sempre com pessoas de confiança e com boas condições de higiene. Por isso eu vou sempre no mesmo lugar comprar essas coisinhas, e nunca tive problemas de saúde.
O Palmito é um dos principais alimentos que podem ser contaminados pela toxina botulínica. O botulismo é uma doença rara causada por uma bactéria chamada Clostridium botulinum, que produz toxinas potencialmente fatais.
A toxina botulínica contamina principalmente alimentos enlatados ou em vidro, como palmito, ervilha, milho e picles, além de conservas caseiras e pastas. O Dr. Anthony Wong, toxicologista e chefe do Centro de Assistência Toxicológica (Ceatox) do Hospital das Clínicas de São Paulo, explicou:
"As pessoas precisam tomar muito cuidado ao consumir alimentos produzidos de forma artesanal, como mel, geleias, compotas, palmito etc. Isso porque não sabemos em quais condições de higiene eles foram feitos e a toxina botulínica é anaeróbia, ou seja, vive em ambiente com pouco ou sem oxigênio."
A doença pode se manifestar pelos seguintes sintomas: dores de cabeça, vertigem, tontura, sonolência, visão turva ou dupla, diarreia, náuseas, vômitos, dificuldade para respirar, comprometimento de nervos cranianos, prisão de ventre e infecções respiratórias.
Como se trata de sintomas muito comuns a outras doenças, as pessoas demoram para procurar ajuda médica, e algumas vezes o próprio profissional acaba errando no diagnóstico.
O botulismo é muito sério, e possui um alto índice de morte, por isso precisamos procurar um médico logo no inicio dos sintomas para antecipar o diagnóstico da doença. O tratamento, basicamente, é a aplicação de soro antibotulínico. Lembrando sempre, que as crianças são as principais vitimas.
Beijosss
Ana Krieck Cascaes
Nenhum comentário:
Postar um comentário